O Grupo CBL tem orgulho de ser referência na produção de pó de borracha para asfalto borracha no Brasil. Comprometidos com a inovação e a sustentabilidade, investimos continuamente em tecnologia, infraestrutura e capacitação para atender à crescente demanda do mercado.
“O Grupo CBL está na vanguarda da valorização de pneus inservíveis, transformando resíduos em insumos circulares de alto desempenho. Nosso compromisso é fazer a melhor valorização possível de resíduos da borracha e convertê-los em soluções eficientes para o asfalto modificado, impulsionando a economia circular e a sustentabilidade no setor.” Diz Caio Marchi, Diretor de Operações do Grupo CBL
Os números recentes demonstram a efetividade dessa prática. O volume de asfalto borracha utilizado, apenas pelo Estado de Minas Gerais, saltou de 1.107 toneladas, em 2020, para impressionantes 40.115 toneladas, em 2024. O aumento está diretamente ligado ao programa de recuperação de rodovias do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER-MG, que já abrange mais de 5,5 mil quilômetros.
Benefícios ambientais e durabilidade.
A produção de asfalto borracha não apenas representa um avanço econômico, mas também um importante passo em direção à economia circular.
Esse tipo de pavimento é composto por cerca de 15% de pó de pneu reciclado, misturado a ligante asfáltico derivado do petróleo. Após passar por aquecimento em reatores específicos, o material obtido resulta em um revestimento com maior viscosidade, elasticidade e resistência, superando o desempenho do asfalto convencional.
Reutilizar pneus descartados contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, o asfalto borracha oferece durabilidade superiores, resultando numa significativa redução nos custos de manutenção e intervenções nas estradas. A qualidade e elasticidade do asfalto borracha previnem a formação de trincas e buracos, reforçando sua vantagem econômica.
Assim, o asfalto borracha contribui para duas premissas essenciais: uma solução para o descarte de pneus e o aumento da durabilidade das vias em até 40%.
“No Grupo CBL, acreditamos que o futuro da infraestrutura está intrinsecamente ligado à sustentabilidade. Estamos orgulhosos de liderar este movimento inovador, de transformar resíduos em soluções eficientes para a economia do Brasil.” Afirma Caio.
Grupo CBL: acelerando a transição para a economia circular.