No Brasil, milhões de pneus inservíveis são descartados anualmente, representando um grande desafio ambiental devido à sua longa decomposição e impacto no ecossistema. Contudo, práticas como o coprocessamento, que substituem combustíveis fósseis por pneus triturados para geração de energia térmica, têm demonstrado ser uma solução eficiente e sustentável, contribuindo significativamente para a redução de emissões de CO₂ e o avanço da economia circular.

O Grupo CBL, pioneiro em logística reversa e valorização de resíduos de borracha, desempenha um papel estratégico nesse processo. Por meio do processamento de pneus inservíveis em chips de borracha de alta qualidade, fornecemos matéria-prima essencial para o coprocessamento em indústrias como a de cimento. Essa atividade não apenas substitui fontes de energia não renovável e mais poluentes, como o coque de petróleo, mas também garante a destinação ambientalmente correta de pneus inservíveis que poderiam causar danos à saúde pública e ao meio ambiente.

“Estamos comprometidos em transformar resíduos que seriam descartados em soluções que gerem valor compartilhado, beneficiando a indústria, o meio ambiente e a sociedade. A atuação do Grupo CBL no fornecimento de chips de borracha cada vez mais adaptados para potencializar o coprocessamento melhorando o poder calorifico, com a redução de granulometria e maior extração do aço, é um exemplo claro de como práticas de valorização circulares são capazes de unir sustentabilidade e inovação” em prol do desenvolvimento sustentável, afirma @caio, Diretor do Grupo CBL.

A colaboração entre as empresas que praticam o coprocessamento e seus fornecedores como o Grupo CBL mostra como soluções integradas são capazes de fomentar a economia circular e reduzir a pegada de carbono em setores industriais intensivos em carbono. Conheça mais sobre as iniciativas do Grupo CBL e como transformamos desafios ambientais em oportunidades para construir um futuro mais sustentável.

Coprocessamento de Pneus

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?